Encontro Pedagógico 02 de Fevereiro, 2018

ENCONTRO PEDAGÓGICO COM PROFESSORES DO 1º AO 3º ANO DA REDE PÚBLICA DE ITAPERUNA

Com o tema "Integrando saberes – Um olhar sobre o 1º ciclo e para o que ainda nos desafia", foi realizado na última sexta-feira (02) na E.M. Henriete Amado o Encontro Pedagógico do 1º ciclo Fundamental I (1º ao 3º ano). O encontro foi organizado e conduzido pelas diretoras de ensino Carmem Zanon e Issana Trócilo.

Logo no início foi realizada um dinâmica com o tema “Cante e encante, você é nosso presente”, onde todos juntos receberam as boas vindas ao som da música Me abraça, de Ivete Sangalo. A assessora pedagógica, profª Fabiana França, abriu com uma palestra que apresentou o tema "Entre a teoria e a prática – Inquietudes do alfabetizador", onde destacou as oportunidades para a organização de trabalho pedagógico em torno de um planejamento intencionalmente estruturado, para que se garantam os direitos de aprendizagem das crianças de modo que sejam alfabetizadas na idade certa. Enfatizou -se a importância do professor observar sua sala de aula, prestar atenção em seus alunos, escutar o que eles têm a dizer e assim, se perceber como alfabetizador, ampliando suas possibilidades de planejamento e de ação.

Os professores foram divididos em sete oficinas e 150 profissionais participaram. Uma ação que teve o objetivo de oferecer aos professores sugestões de atividades que possam transformar o cotidiano das escolas em atividades significativas e prazerosas, despertando a imaginação dos alunos, gerando neles a curiosidade pelo conhecimento.

“Nosso ponto de partida foi explorar temas relacionados à literatura infantil, transportados para oficinas artísticas de aquarela, pintura, desenho, escultura e gravura, onde contamos com a colaboração de diretores de ensino, Op e profª alfabetizadora”, disse a diretora de ensino Carmem Zanon.

As oficinas que aconteceram no encontro: Ser diferente é incrível – Elza Portugal, Dançando com Miró – Carmem Zanon, Portinari e brincadeiras – Carmem Zanon, Cordel com isografura – Érica Alselmo, Modelando a poesia- Issana Trócilo, Aquarela e as cores – Flavia Ferreira, Bolha de sabão – Nívea Maria.

“Que os professores iniciem suas atividades com vontade de realizar um trabalho de semente para ajudar a florescer nas crianças o princípio de que a arte está associada com o ver, com o fazer e poder contextualizar a leitura e a escrita com a prática pedagógica”, disse a diretora de ensino Issana Trócilo.